terça-feira, 19 de agosto de 2014

A gestação e o pré-natal




A gestação dura, em média, 40 semanas contadas a partir do primeiro dia da ultima menstruação. Esse período pode variar de mulher para mulher. O calculo em semanas é usado porque existem mudanças físicas importantes e exames específicos que são feitos em determinadas semanas.

Sintomas mais comuns

O corpo da futura mamãe passa por alterações hormonais desde o inicio. Os sintomas mais comuns são os vômitos, náuseas e incômodos vindo da má digestão, já que o estômago se movimenta menos, tornando a digestão mais lenta. É normal ter sonolência, alterações no sistema circulatório, a respiração ficar mais ofegante e a mamãe sentir mais vontade de ir ao banheiro fazer xixi, pois o corpo retém mais líquidos.
Todas as alterações e mudanças físicas e emocionais são normais e podem acreditar: ELAS PASSAM!!!

Mamães...
Divida suas dúvidas e sentimentos!!!
Converse com seu médico e pessoas mais próximas. Tire todas as dúvidas, fale sobre medos, ansiedades e expectativas.


O início do pré-natal

O pré-natal deve ser iniciado o quanto antes. As 12 primeiras semanas de gestação são muito importantes para prevenir sérios problemas. Existem exames e condutas que devem ser feitos antes deste prazo. Seu médico recomendará exames físicos como exames de sangue e pressão. Além de exames ginecológicos.
Exames fundamentais:
Ultrassonografias,fator Rh, HIV e Sifílis , DST's , exames de fezes e urina.

Mamãe sempre alerta!

Gravidez é sinal de saúde, não de problemas. Mas, existem alguns sinais que podem indicar algum problema na gestação. Por isso, mamães fiquem atentas a sangramento, aumento da pressão arterial,contrações, aumento de peso.


Nem tudo é normal!
É muito importante que a mamãe fique atenta: dores fortes, sangramentos e corrimentos não são normais.Caso você tenha, avise seu médico.




Fonte: Bebê a bordo - Apostila Itau-Unibanco

Nenhum comentário:

Postar um comentário