quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Primeiros cuidados com o bebê


Logo após o nascimento, ainda na maternidade, o bebê recebe muita atenção dos pediatras e enfermeiras.
O médico analisa os batimentos cardíacos, o adomem, a musculatura, as fezes, a urina, os reflexos e a cor da pele (recém-nascidos costumam apresentar icterícia, problema causado devido a imaturidade hepática do bebê).

Também nessa fase são realizados alguns testes, como o exame do olhinho, que investiga a visão; o teste da orelhinha, que avalia a capacidade auditiva do recém-nascido e o exame do pezinho que rastreia a presença de algumas doenças congênitas. A compatibilidade do sangue do bebê e da mamãe também é analisada.

Ainda no berçário, o bebe toma banho e o coto umbilical recebe os primeiros cuidados. E antes da alta do hospital,  o bebe é imunizado com as vacinas contra a tuberculose e contra o vírus da hepatite B.

Em casa é importante não descuidar da rotina: amamentação, banho, troca de faldas e sono tranquilo. Os pais ficam meios inseguros no início, mas é importante lembrar que o bebê se expressa por meio do choro e em pouco tempo, através da observação, os pais vão aprendendo a  identificar as necessidades do seu filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário